Transplante de medula óssea em crianças é tema de livro infantil

Foi lançado em Belo Horizonte um livro infantil que traz orientações e esclarecimentos para crianças que vão encarar o transplante de medula óssea. “Esquadrão dos Anjos” foi escrito por Nalu Saad, jornalista da Record TV Minas, e o médico Vanderson Rocha, coordenador técnico de transplante de medula óssea do Hospital Sírio Libanês, de São Paulo.

Nas páginas do livro, a história dos personagens Maria Flor e Pedro Jardim retratam as situações enfrentadas por crianças diagnosticadas por doenças que afetam as células do sangue. Por meio de uma história lúdica, a obra mostra todos os passos percorridos antes e depois de um transplante de medula.

Livro é escrito por jornalista e médico
Reprodução / Record TV Minas.

Nalu Saad destaca que a proposta é conseguir munir de informações quem passar por este tipo de situação.

— As crianças têm muito medo de tudo que acontece e o que está por vir durante o tratamento. Também tem os efeitos físicos como dor na boca e a perda de cabelo. Elas ficam isoladas. Tudo isso gera uma dor física e psicológica. No livro, a gente mostra a elas que isso é uma fase que vai passar.

Todas as páginas contam com ilustrações da desenhista Iara Rachid. Ela ressalta que a arte é uma maneira de tornar o assunto mais leve e compreensível.

— A ilustração é boa e bem-vinda até em livro de adultos. É uma outra forma de encarar o texto. É uma interpretação que instiga a criança a imaginar.

Para o médico Vanderson Rocha, embora “Esquadrão dos Anjos” seja um livro infantil, as reflexões apresentadas na obra servem para todas as idades.

— Eu acho estar doente requer informações que têm que ser reais. O livro traz isso não só para as crianças que vão passar pelo tratamento, mas também para os pais que vivem a angústia e até mesmo para pacientes adultos.

Além da contribuição da história, o livro irá ajudar pacientes pós-transplantados, uma vez que toda renda da venda será revertida para apoiar pessoas nesta condição e pesquisas de terapia celular no Brasil. As vendas acontecem pela internet, no neste LINK .

 

Fonte: r7.com.br