Projetos Com Células-Tronco No Estado São Apresentados A Sartori

GD_20150225133723img_5390Representantes do Instituto de Pesquisa com Células-tronco expuseram ao governador o trabalho desenvolvido no Estado há nove anos – Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

 

Em atividade em Porto Alegre desde 2006, o Instituto de Pesquisa com Células-Tronco (IPCT) foi apresentado na manhã desta quarta-feira (24), no Palácio Piratini, ao governador José Ivo Sartori. A presidente do Conselho Consultivo do IPCT, Patrícia Pranke, explicou o funcionamento da associação civil de direito privado, com caráter social e sem fins lucrativos, mantida em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A organização é a única em operação no Sul do país, sendo procurada por pessoas que querem fazer a chamada “terapia celular”. Somente o site do IPTC tem 8 mil acessos mensais.

Instalado na Faculdade de Farmácia da UFRGS, a estrutura trabalha em conjunto com instituições de países como Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos e desenvolve estudos em áreas como lesão raquimedular, lesões de pele e recuperação de cartilagens. Os estudos, assinalou Patricia, vêm mostrando bons resultados. “Nossa ideia é que possamos servir à população”, disse.

Sartori saudou a iniciativa e afirmou que todas as pesquisas que forem para melhorar a qualidade de vida das pessoas devem ser apoiadas. “São extremamente importantes a pesquisa e o trabalho que as entidades realizam”, reforçou.

Participaram da audiência o secretário adjunto da Saúde, Francisco Paz, a secretária extraordinária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, a integrante do Conselho Consultivo do IPCT Maurien Helena Randon Barbosa, e o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Gilberto Pinho.

Texto: Eliane Iensen

Edição: Redação Palácio Piratini/Coordenação de Comunicação

Fonte: http://http://www.rs.gov.br/conteudo/211605/projetos-com-celulas-tronco-no-estado-sao-apresentados-a-sartori

This template supports the sidebar's widgets. Add one or use Full Width layout.