Hemope alerta para situação crítica do estoque de sangue

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) convoca doadores de para ajudar a repor estoque baixo. O período junino se aproxima e o alerta é ainda mais forte. Entre os principais tipos sanguíneos pedidos estão o A+ e o O+, mas todos os outros também são bem-vindos.

“A gente ainda está com o serviço complementar bastante comprometido, mas estamos tentando atender ao máximo. Em abril, nós tivemos grandes problemas, porque o período tem uma queda de doações em todo o Brasil”, explica a diretora de hemoterapia do Hemope, Ana Fausta de Oliveira.

No começo de maio, o órgão chegou a emitir uma recomendação para os hospitais da Região Metropolitana do Recife somente realizarem cirurgias de emergência até que o estoque fosse normalizado. O quadro piorou ainda mais com a greve dos caminhoneiros nessas últimas semanas, já que, sem combustível e com poucos ônibus circulando no centro do Recife, as pessoas não tiveram como doar sangue.

Reprodução/TV Jornal

Como doar

Para doar, é necessário que a pessoa tenha entre 16 e 69 anos. Para os menores de 18 anos, é necessária autorização e acompanhamento de um responsável, durante a doação. No caso de maiores de 60 anos que queiram realizar a doação pela primeira vez, a iniciativa deve ser aprovada por um médico.

 

Outros critérios para doação são peso e alimentação. É necessário ter mais de 50kg e estar saudável para doar. Pessoas com anemia não podem realizar a coleta. O doador precisa estar bem alimentado antes de fazer a doação e é aconselhável não ingerir alimentos gordurosos no dia da coleta.

Todos os doadores precisam apresentar um documento oficial com foto, como identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho e passaporte. O intervalo entre as doações também é importante, e deve ser de três meses para homens e de quatro meses para mulheres. Antes da terceira doação, é possível solicitar a carteirinha de doador do Hemope.

Onde

O Hemocentro Recife fica na Rua Joaquim Nabuco, 171, no bairro do Derby e funciona das 7h15 às 18h30. A população pode tirar dúvidas pelo Disque Doação: 0800 081 1535.

 

Fonte: tvjornal