CREME DE CEBOLA COM CENOURA

Ingredientes:

post_CREME-DE-CEBOLA-COM-CENOURAFatiei 3 cebolas (uma grande, uma média e uma pequena – sério… era o que tinha na minha geladeira.. rs), 4 cenouras pequenas e tirei a pele e as sementes de um tomate e piquei em cubinhos. Aqueci uma panela e derreti umas 2 colheres de manteiga (pode ser margarina) com um fio de azeite. Juntei as cebolas com um pouquinho de alecrim e deixei dourar bem, até ficarem molinhas e amarelinhas (demora um pouquinho pra caramelizar). Temperei com sal antes dos demais ingredientes, pra realçar o sabor da cebola.

Modo de preparo:

Aqueci aproximadamente 1 litro de água com um tablete ou sachê de caldo de legumes. Reservei. Quando a cebola estiva dourada coloquei as cenouras e mexi bem. Aí coloquei mais ou menos uma xícara de vinho branco seco e deixei evaporar o álcool por alguns minutos. Deu um sabor delicioso!!

Juntei o caldo de legumes e deixei cozinhar. Acertei os temperos: sal, pimenta branca moída na hora, noz-moscada. Para dar uma certa consistência eu coloquei 3/4 de xícara de leite com uma colher de sobremesa de maisena. Mas dá pra substituir essa mistura por requeijão, creme de leite, creme de ricota, cream cheese. Por último joguei os cubinhos de tomate e desliguei o fogo. Pra finalizar… Tostei pão de forma com manteiga e cortei em cubinhos. Coloquei em cima da sopa (já no potinho de servir), salpiquei bastante queijo parmesão ralado e levei ao forno pra gratinar.

 

Receita de Elen