Quem Somos

A ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA / ATMO é uma entidade não governamental sem fins lucrativos, fundada em 29 de julho de 2005, com reconhecimento de utilidade pública municipal e estadual, leis  n° 17.652/2010 e Estadual lei n° 14.240 respectivamente,  constituída  por pacientes, familiares de pacientes e voluntários de vários setores da sociedade civil.

A ATMO nasceu da iniciativa dos profissionais da saúde, pacientes e seus familiares, os quais eram usuários  do CTMO / HEMOPE, por necessitarem de apoio técnico e material para o tratamento. O que inicialmente norteou as ações e projetos  da instituição.

Diante do elevado número de pacientes com indicação de transplante de medula óssea não aparentado, e o número reduzido de doadores compatíveis cadastrados no REDOME,  a ATMO ampliou suas ações desenvolvendo projetos que tinham como objetivo sensibilizar e informar a população sobre a doação de medula óssea , bem como o cadastramento dos mesmos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, contribuindo assim para o aumento de transplantes e alavancar a representatividade de Pernambuco  no cenário nacional.

A atuação da ATMO, vai além do cadastramento no REDOME, busca apoiar os pacientes em tratamento no Recife, seja dando informações acerca da doença, de profissionais, centros de tratamentos dentre outros, como também facilitar o acesso dos mesmos a tratamentos fora do Estado.

Missão

A ATMO tem como missão contribuir como desenvolvimento do transplante de medula óssea no Brasil, através de ações educativas junto a população e promover assistência  social aos pacientes com doenças hematológica e oncohematológica.

Valores

Amor ao próximo, respeito as diferenças individuais, transparência e comprometimento com o serviço de saúde pública no Brasil.

Ampliando as atividades

Em parceria com a Central de Transplantes do Estado de Pernambuco realizamos Campanhas Educativas e cadastramento de novos doadores em muitos lugares, dentre eles:

Recife e região metropolitana

  • Faculdades: UFPE, UPE, UFRPE, MAURÍCIO DE NASSAU, UNICAP, FACIPE, FUNESO, FACULDADE JOAQUIM NABUCO, UNIVERSO E OUTRAS;
  • Igrejas;
  • Empresas: CHESF, COMPESA, PÓRTICO DAS ESQUADRIAS, CONSTRUTORA  GABRIEL BACELAR, BANCO DO BRASIL, CAIXA ECONÔMICA,  JUSTIÇA FEDERAL, NORDESTE SEGURANÇA DE VALORES, BATERIAS MOURA, METROREC, INFRAERO, HOSPITAIS PÚBLICOS E PRIVADOS, IMIP, MARCOSA, MASTERBOI, AÇO NORTE, CONSTRUTOTA MOURA, COCA COLA, DUPÉ E OUTRAS.

Municípios do  Estado de  Pernambuco:

Vitoria de Santo Antão, Jupi, Nazaré da  Mata , Garanhuns , Exu, Timbaúba, Caruaru,  Agrestina, Calçados, Pesqueira, Belo Jardim, Bom Jardim,  Arcoverde, Passira,  Agrestina

Orobó, Carpina, Surubim, Vertentes, Umbuzeiro , Goiana, Condado e outros.

  • Quantitativo de palestras e coletas para o cadastramento no REDOME.
  • 2010: 13.827 cadastramentos / coletas e 245 palestras educativas         .
  • 2011: 17.980 cadastramentos/coletas e  533  palestras educativas.

A partir de 2013,continuamos com as ações de cadastramento  nos moldes das novas regras e passamos a intensificar  as ações educativas visando qualificar os cadastros existentes, assim  como concientizar o ato de dizer sim quando for identificado como doador.